A IMPORTÂNCIA DA CURVA ABC NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM PORTO VELHO-RO.

  • ROBERCY MOREIRA DA MATTA NETO FACULDADE DE RONDONIA - FARO
  • Clara Caroline Felix da Silva Faculdade de Rondônia - FARO
  • Armando Araújo de Souza Júnior Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a importância da Curva ABC na administração de materiais de uma Instituição de Nível Superior em Porto Velho – Rondônia. Para isso utilizou-se pesquisa de campo, que tem como finalidade aprofundar e fazer levantamentos das informações necessárias para que se chegue ao objetivo final de compreender a funcionalidade do setor responsável pela administração de materiais, identificar os materiais mais rotativos dentro da instituição e finalizar com a aplicabilidade da curva ABC para uma análise holística de pontos negativos e positivos acerca dos materiais e capitais administrados dentro da instituição. A pesquisa apresentou para instituição a visibilidade de que o setor responsável pela administração de materiais dentro da empresa tem grande contribuição para tomadas de decisões, além de oferecer ao leitor o entendimento em relação ao controle administrativo de materiais e a contribuição de melhoria com a aplicabilidade da ferramenta curva ABC poderá contribuir nas ações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, André. Administração de Materiais: Noções e ferramentas. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2013/12/administracao-de-materiais-conceito.html> Acesso em: 03/05/2018.

BASTOS, Marcelo. Administração da Produção e Operações. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2013/11/administracao-da-producao-conceitos.html> Acesso em: 03/05/2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento e Controle da Produção. 2.ed. Barueri, SP: Manole, 2008.

DUMAS, Ana Carolina. Administração de Materiais: Um planejamento Indispensável. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/EyDVEFmpQMWdGLQ_2013-5-3-12-4-41.pdf > Acesso: 29/05/2018.

FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia – Estudo e Ensino I. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONSALEZ, Wagner. A administração da produção. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-administracao-da-producao/23401/> Acesso em: 03/05/2018.

MARTINS, Martins Garcia. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. /Martins Garcia Martins/1ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005

MARTINS & LAUGENI. Administração da Produção. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho cientifica. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004. 92 p.

VIANA, João José. Administração de Materiais. Ed, São Paulo: Editora Atlas, 2010. 64 p.

SOUZA, Alexandre. Principais ferramentas de gestão empresarial para a busca da qualidade. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/principais-ferramentas-de-gestao-empresarial-para-a-busca-da-qualidade/21112/ > Acesso em: 03/05/2018.

SLACK, Nigel. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2000.

Publicado
29-07-2019
Como Citar
MATTA NETO, R. M. D., Silva, C. C. F. da, & Souza Júnior, A. A. de. (2019). A IMPORTÂNCIA DA CURVA ABC NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM PORTO VELHO-RO. Revista FAROCIENCIA, 8(1). https://doi.org/10.36703/farociencia.v8i1.334
Seção
Engenharia Produção - Pós-Graduação