PRODUÇÃO DE SUBSTRATO ATRÁVES DE PODAS DE ÁRVORES DA CIDADE DE PORTO VELHO-RO

  • BRUNA LEMOS FERREIRA FARO
  • Arlindo Silva dos Santos FARO
  • THIAGO FELIPE LOUREIRO DA SILVA FARO
  • Rafael Gualberto FARO
  • Laércio Vinicius de Sousa Chagas FARO
  • Leidiane Lauthartte FARO

Resumo

Nos dias atuais, o aumento significativo do desperdício e a quantidade de resíduos sólidos gerados vêm sendo cada vez mais preocupante. Buscando alternativas para o aproveitamento dos resíduos sólidos gerados, este trabalho tem por objetivo realizar o aproveitamento de podas de árvores para produção de substrato através de métodos da compostagem, na cidade de Porto Velho/RO. A pesquisa está sendo desenvolvida por um grupo de acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da FARO, na disciplina de Metodologia Científica. Na metodologia usaremos seis tipos de tratamentos utilizando-se os restos vegetais de plantas que forem podadas pelo órgão municipal responsável, e estercos. As composteiras serão confeccionadas com páletes e o experimento será conduzido próximo ao viveiro da faculdade Faro. Os resultados deste trabalho serão divulgados no meio científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, R. Restos de poda de árvores vão virar adubo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/rio/restos-de-poda-de-arvores-vao-virar-adubo-19914428> Acesso em: 15 de setembro de 2017.

DUTRA, E. D.; MENEZES, R. S. C.; PRIMO, D. C., Adições de nutrientes na compostagem de podas de árvores na região semiárida do NE do Brasil, v. 9, n. 7, Recife- PE, 2013.

GONÇALVES, Morgana Suszel ET AL. Gerenciamento de resíduos sólidos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, v. 15. Março, 2010.

KIEHL, E.J. Fertilizantes orgânicos. Piracicaba: Agronômica Ceres, 1985. 492p.

O GLOBO. Madeira da poda da árvore é reutilizada em duas subprefeituras. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/09/madeira-da-poda-da-arvore-e-reutilizada-em-apenas-duas-subprefeituras-em-sp.html> Acesso em: 15 de setembro de 2017.

ORTOLAN, Andréia Vanessa Stocco. Análise do uso de adubo orgânico no cultivo de girassol, volume 8, numero 12, São Paulo, 2012.

PAIXÃO, REBECCA MANESCO; SILVA, LUIZ HENRIQUE BISCAIA RIBEIRO DA, Análise da viabilidade da compostagem de poda de árvore no Campus do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, 2012.

PEREIRA NETO, J. T., 1987: “On the Tratment of Municipal Refuse and Sewage Sludge Using Aerated Static Pile Composting – A Low Cost Technology Aproach”. University of Leeds, Inglaterra. p. 839-845.

PORTARIA GAB/SEMA Nº 34 DE 08/03/2017. Regulamenta a solicitação de poda e supressão de espécies arbóreas no município de Porto Velho/RO. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=339883> Acesso em: 15 de setembro de 2017.

SILVA, Flavia Gomes. Substrato com composto de lixo e poda de árvore para produção de mudas de Pterogyne nitens. Jaboticabal-SP, 2011.

Publicado
21-03-2019
Como Citar
FERREIRA, B. L., dos Santos, A. S., LOUREIRO DA SILVA, T. F., Gualberto, R., de Sousa Chagas, L. V., & Lauthartte, L. (2019). PRODUÇÃO DE SUBSTRATO ATRÁVES DE PODAS DE ÁRVORES DA CIDADE DE PORTO VELHO-RO. Revista FAROCIENCIA (ISSN 2359-1846), 5(1). https://doi.org/10.36703/farociencia.v5i1.312
Seção
4º ENCONTRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA