O REPRESENTANTE COMERCIAL COMO ELO ENTRE INDÚSTRIA E O COMERCIO LOCAL NO ESTADO DE RONDÔNIA

  • Bruno Souza de Jesus FARO
  • Letícia Nunes Nascimento Martins FARO

Resumo

Este trabalho aborda a importância do representante comercial tanto para as indústrias que são representadas pelo mesmo, como para o comércio no estado de Rondônia. A metodologia utilizada será descritiva. Quanto aos procedimentos para obtenção de dados da pesquisa, será feita por meio de um questionário com os representantes comerciais visando atender aos objetivos desta. A abordagem será quantitativa visando assim analisar o perfil desse ramo de trabalho. É abordado o ciclo da cadeia de suprimentos desde o produtor até o consumidor final. Este trabalho é de elevada importância, devido aos conhecimentos específicos para essa área do comércio local fornecendo assim informações para futuras pesquisas. Foram entrevistadas 77 profissionais da área em um quantitativo de 100, com finalidade de obter a resposta ao questionamento, de qual é a importância do representante comercial como elo entre a indústria e o cliente. Foi observado que o mercado de trabalho na área de representação comercial baseia-se em profissionais de maior experiência na área de atuação. Esta pesquisa foi baseada em dados fornecidos pelo Core/Ro, que é o órgão que rege os aspectos dos direitos e deveres dos representantes comercial no estado de Rondônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNARDES,Cyro. Você pode criar empresas / Cyro Bernardes. – São Paulo: Saraiva,

BRASIL, Portal. “Economia e emprego”; Portal Brasil

Disponível em <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/01/producao-de-peixesno-

brasil-cresce-com-apoio-de-pesquisas-da-embrapa>. Acesso em 30 de maio 2017.

CAMPANA, Ana. “Economia de Rondônia”; História e Geografia de Rondônia.

Disponível em <http://rondoniaemsala.blogspot.com.br/2011/09/aspectos-economicos-dero.

html>. Acesso em 10 de maio de 2017.

COSTA, Jaciane Cristina. et al. A gestão da cadeia de suprimentos: teoria e prática. Porto

Alegre:XXVENEGEP, 2005.

FREITAS, Eduardo de. “Indústrias da Região Norte”; Brasil Escola.

Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/industrias-regiao-norte.htm>. Acesso em

de maio de 2017.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p

MEGGINSON, Leon C. Administração: Conceitos e Aplicações, 658, 2012.

QUEIROZ, Marcos Antônio. / Gestão Comercial./ Marcos Antônio Queiroz. – Curitiba:

Iesde Brasil S.A., 2008. 76p.

RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Logística empresarial e cadeias de suprimentos. Curitiba,

Disponível em: <http://www.infoescola.com/administracao_/definicoes-de-cadeia-desuprimentos/>.

Acessoem: 15/03/2017.

THOMAS, J Nelson, Research Methods in Physical Activity, Urbana II: Human Kinetics,

Publicado
21-03-2019
Como Citar
de Jesus, B. S., & Nascimento Martins, L. N. (2019). O REPRESENTANTE COMERCIAL COMO ELO ENTRE INDÚSTRIA E O COMERCIO LOCAL NO ESTADO DE RONDÔNIA. Revista FAROCIENCIA (ISSN 2359-1846), 5(1). https://doi.org/10.36703/farociencia.v5i1.306
Seção
4º ENCONTRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA