ANÁLISE DA POSIÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO EM RELAÇÃO À ASCENSÃO PROFISSIONAL E DIFERENÇAS DE GÊNEROS

  • Erika Tallita de Araujo Andrade FARO
  • Selena Castiel Gualberto FARO

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo acerca da Análise da posição da mulher no mercado de trabalho. O desenvolvimento desta pesquisa trata-se inicialmente da evolução do conceito de mulher, contextualizando sua travessia histórica desde os primórdios até acepção atual no mercado de trabalho e sua busca de igualdade de gêneros no que tange a esfera laboral. Esta pesquisa possui caráter exploratório, com pesquisa de campo e de abordagem quantitativa. A dados analisados foram obtidos junto ao setor de Recursos Humanos da Faculdade de Rondônia. Em seguida, os dados coletados foram analisados e interpretados, e posteriormente transformados em um gráfico através do Excel 2003. A luta pela igualdade de gênero ainda não chegou ao fim, mas houve grande evolução nos últimos anos. As mulheres têm múltiplos afazeres, e vem desempenhando-os com maestria, no entanto, seria de grande valia que o governo incentivasse inserção das mulheres no mercado de trabalho lançando projetos semelhantes ao Pró-Equidade de Raça e Gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalho na graduação. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BAYLÃO, André Luís da Silva; SCHETTINO, Elisa Mara Oliveira. A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho Brasileiro. In: XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, RJ – 22 a 24 de outubro de 2014.

FILGUEIRAS, Vitor Araújo. Mercado de trabalho e coerção sobre os trabalhadores. Revista da ABET, CAMPINAS, v. 15, n. 2, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002

KIRDEIKAS, João. “A Formação do Mercado de Trabalho no Brasil: uma Análise da Legislação Sobre Locação de Serviços no Século XIX”; Ideas. Disponível em <https://ideas.repec.org/p/anp/en2003/a23.html>. Acessado em 17 de maio de 2017.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MILL, Stuart. Princípios de economia política. v. 2. São Paulo: Victor Civita, 1983.

Mourão, Tânia M. Fontenele. Mulheres no topo de carreira : flexibilidade e persistência. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2006

PEREIRA, Rosangela Saldanha; SANTOS, Danielle Almeida dos; BORGES, Waleska. A mulher no mercado de trabalho. In: II Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís, MA – 23 a 26 de agosto de 2005.

PROBST, Elisiana Renata. A evolução da mulher no mercado de trabalho. RH Portal. Disponível em <http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-evoluo-da-mulher-no-mercado-de-trabalho>. Acessado em 20 de maio de 2017.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANDBERG, Sheryl. Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar. 1ª- ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

STEFANE, Caroline. “O Que é o Mercado de Trabalho”; Profissional de Sucesso. <http://carolssbastos92.wixsite.com/psucesso/single-post/2016/08/24/O-que-%C3%A9-o-Mercado-de-Trabalho>. Acessado em 18 de maio de 2017.

Publicado
21-03-2019
Como Citar
de Araujo Andrade, E. T., & Gualberto, S. C. (2019). ANÁLISE DA POSIÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO EM RELAÇÃO À ASCENSÃO PROFISSIONAL E DIFERENÇAS DE GÊNEROS. Revista FAROCIENCIA (ISSN 2359-1846), 5(1). https://doi.org/10.36703/farociencia.v5i1.288
Seção
4º ENCONTRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA