COMPARAÇÃO DE CUSTOS DE UMA ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO COM SISTEMA DE VEDAÇÃO: BLOCOS CERÂMICOS × BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO

  • Alex Gomes Pereira FARO
  • Benício de Morais Lacerda FARO
  • Benício de Morais Lacerda FARO

Resumo

O presente artigo estuda a comparação entre a alvenaria em bloco cerâmico e alvenaria em bloco vazado de concreto. O estudo consiste em modelar computacionalmente um projeto estrutural, com a utilização do programa computacional CAD/TQS, a partir de uma planta de arquitetura de uma residência unifamiliar de dois pavimentos. Em seguida, são coletados os quantitativos de armaduras, fôrmas, volume de concreto, área de alvenaria e entre outros itens obtidos dos resultados gerados com a análise dos dois sistemas construtivos. Por fim, são realizadas comparações de custos entre os dois sistemas construtivos com a elaboração de planilhas orçamentárias, cujas composições orçamentárias são oriundos do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) referente ao mês de junho/2017 do município de Porto Velho. Observa-se que o uso de alvenaria de blocos vazados de concreto são financeiramente mais acessíveis quando comparados com a alvenaria convencional. Os resultados indicaram que o bloco vazado de concreto apresentou ser 7,08% mais econômico quando comparado ao bloco cerâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro, 1980.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 1996.

ÁVILA, C. A. Orçamento Público. Paraná: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012.

BARBOSA, E. M. L. Análise comparativa entre alvenaria em bloco cerâmico de vedação e drywall. In: Revista Especialize On-line IPOG, Edição 10, 2015.

CORRÊA, M. F. O. Os passos e a importância da elaboração adequada de uma planilha orçamentária para licitações de obras públicas. In: Revista Especialize On-line IPOG, Edição 10, 2015.

GONZÁLEZ, M. A. S. Noções de Orçamento e Planejamento de Obras. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2008.

TAUIL, C. A; NESSE, F. J. M. Alvenaria estrutural. São Paulo: Pini, 2010.

Publicado
21-03-2019
Como Citar
Pereira, A. G., Lacerda, B. de M., & Lacerda, B. de M. (2019). COMPARAÇÃO DE CUSTOS DE UMA ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO COM SISTEMA DE VEDAÇÃO: BLOCOS CERÂMICOS × BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO. Revista FAROCIENCIA (ISSN 2359-1846), 5(1). https://doi.org/10.36703/farociencia.v5i1.265
Seção
4º ENCONTRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA