AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PRATICADA PELA COOPERATIVA COOTAMA

  • Gisele Amaral Pedroso FARO
  • Rozeli Aparecida dos Santos FARO
  • Francinete Marinho Lino FARO
  • Robercy Matta FARO
  • Sâmia de Oliveira Brito Freire FARO

Resumo

O artigo aqui apresentado buscou analisar o comportamento social de um grupo de apenados que são participantes do projeto social desenvolvido por uma Cooperativa na capital Porto Velho-RO. Para tal análise, serão apresentados contextos envolvendo assuntos na área da responsabilidade social, trazendo ideias de diferentes autores acerca de sustentabilidade, além de uma breve abordagem sobre cooperativismo, na sua parte conceitual, princípios e importância de modo geral á sociedade. Logo após, adentra-se no projeto que é desenvolvido pela Cooperativa de Trabalho COOTAMA, com sede em Porto Velho-RO. Posteriormente, foi montado um questionário alguns participantes do projeto, que puderam de forma sucinta responder as perguntas para análise. Após as coletas dos dados, os mesmos foram analisados utilizando os métodos quantitativos e descritivos. Os principais resultados da pesquisa mostraram que o projeto é para beneficiar os excluídos da sociedade que são os apenados, os trabalhos desenvolvidos são com os beneficiados do sistema semiaberto, assim eles ocupam o tempo livre no presidio, adquirem conhecimento profissional, além de reabilitar-se para retornar a sociedade. O projeto da cooperativa COOTAMA é autossustentável, onde se utiliza pneus como matéria prima, trabalhando, social, desenvolvendo e empreendorismo, além da redução da pena para os apenados inclusos e participantes do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, José de Lima. Gestão ambiental e responsabilidade social:

conceitos, ferramentas e aplicação. São Paulo: Atlas: 2009.

BARBOSA, Gustavo; RABAÇA, Carlos Alberto. Ética e credibilidade sob uma nova ótica. Valor Econômico, Rio de Janeiro, 11 out. 2001. Disponível em . Acesso em 23 marços de 2017.

EON, F. O que é Responsabilidade Social, Revista ResponsabilidadeSocial.com, 2015. Disponível em: <http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/>. Acesso em 31 de maio de 2017.

GAWLAK, Albino. Cooperativismo: primeiras lições/[ Albino Gawlak, Fabiane Allage y Ratzke].-4. Ed. Ver. E atual.- Brasilia: Sescoop, 2010.112p.: il.color.

GIL, A.- Como elaborar Projetos de Pesquisa. 3ª dição São Paulo. Editora Atlas S. A. – 1996.

GÓES, Hercules. O grito da Amazônia sustentável contra o aquecimento global/ Hercules Góes. - Santos: Ecoturismo, 2008.

LEI 5764/71. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5764.htm. Acesso em 24 de outubro de 2016.

Livro Verde da Comissão Europeia, http://www.europarl.europa.eu/meetdocs/committees/empl/20020416/doc05a_pt.pdf, acessado no dia 19 de maio de 2001.

MARCONI, Marine de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Cientifica. 6ª edição, revista e ampliada. São Paulo. Editora Atlas S. A. 2011

MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

MENEZES, J. A influência do cooperativismo para o desenvolvimento da sociedade. Blog Sicoob, 20 de setembro de 2012. Disponível em: <http://www.blogsicoob.com.br/index.php/noticias/mercado-cooperativista/279-a-influencia-do-cooperativismo-para-o-desenvolvimento-da-sociedade.html>. Acesso em 01 de junho de 2017.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento cientifico: do planejamento aos textos, da escola á academia.- 4ª edição São Paulo. Editora Rêspel, 2011.

SISTEMA OCB. Disponível em <http://www.ocb.org.br/#/o-que-e-cooperativismo>. Acesso em 08 de novembro de 2016.

SOUZA, Herbert de. O empresário cidadão. In: BANCO ARBI. O empresário e o espelho da sociedade. Rio de Janeiro: Banco Arbi, 1995. P. 21-27.

TENÓRIO, F.; NASCIMENTO, F.Responsabilidade social empresanrial: teoria e prática...(et al.). – 2. Ed. Ver. E ampl.-Rio de Janeiro: Editora FGV. 2006

Publicado
21-03-2019
Como Citar
Pedroso, G. A., dos Santos, R. A., Lino, F. M., Matta, R., & Brito Freire, S. de O. (2019). AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PRATICADA PELA COOPERATIVA COOTAMA. Revista FAROCIENCIA (ISSN 2359-1846), 5(1). https://doi.org/10.36703/farociencia.v5i1.258
Seção
4º ENCONTRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA