A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA ORGANIZAÇÃO

  • ALICE DE OLIVEIRA ARAÚJO FARO
  • PALOMA DA SILVA GIMENES FARO
  • GISELE AMARAL CINTRA PEDROSO FARO

Resumo

Nessa nova esfera corporativa, as organizações estão visualizando a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho e sua influência sobre a motivação de seus colaboradores. A partir deste contexto, o estudo a cerca destas relações tem se tornado imprescindível tanto para as organizações quanto para os colaboradores. Tendo em vista este argumento, esta pesquisa tem o objetivo de evidenciar como o relacionamento interpessoal influencia a motivação das pessoas dentro de uma organização. Para melhor compreensão da temática escolhida, foi realizada uma pesquisa qualitativa. Os resultados foram avaliados a partir da análise do conteúdo e interpretados conforme o referencial teórico desenvolvido. No resultado foram encontrados fatores positivos e negativos que fazem com que a relação interpessoal afete ou não a motivação dos colaboradores da organização questionada. Evidenciou através desta pesquisa, que os fatores sociais são importantes para a ideal harmonização do indivíduo com seu ambiente de trabalho e a energia que um bom relacionamento entre pessoas traz para as organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Celso. Relações interpessoais e autoestima: a sala de aula como um espaço do crescimento integral. Fascículo 16.10º ed. Petrópolis, RJ. Ed vozes, 2014.

CAMPOS, Elizabete Dias Ribeiro. A motivação de pessoas no ambiente de trabalho. Junho, 2017. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-motivacao-de-pessoas-no-ambiente-de-trabalho/64033/ >. Acessado em: setembro, 2017.

CHANLAT, Jean-F. O indivíduo na organização: Dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1993.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: O capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004. DEMETRIO, Vanessa Lima. A importância do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, liderança. Junho, 2017. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-relacionamento-interpessoal-no-ambiente-de-trabalho-lideranca/118344 >. Acessado em: outubro, 2017.

KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 1995.

SILVA, J. M. Curso moderno de Psicologia aplicada. Brasília: Thesaurus, 1997.

VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Publicado
21-03-2019
Como Citar
ARAÚJO, A. D. O., GIMENES, P. D. S., & CINTRA PEDROSO, G. A. (2019). A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA ORGANIZAÇÃO. Revista FAROCIENCIA (ISSN 2359-1846), 5(1). https://doi.org/10.36703/farociencia.v5i1.253
Seção
4º ENCONTRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA