A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PARA A ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO

  • ANA PAULA MONTEIRO DA SILVA FARO
  • NIVERGÍLIO COSTA PEREIRA FARO

Resumo

Demonstrar a importância de uma pesquisa de Clima organizacional nas empresas, considerando os funcionários e as relações que os mesmos desenvolvem, fator primordial para o ambiente da organização. Sendo possível mensurar a partir desta ferramenta de Clima organizacional como o desempenho e produtividades impactam no grau de motivação dos trabalhadores. Permitindo ainda ao gestor uma compreensão abrangente do ambiente organizacional através da avaliação do nível de satisfação e insatisfação dos seus colaboradores em relação à empresa e ao próprio gestor. A metodologia foi elaborada a partir de uma pesquisa quantitativa, feita por meio de um estudo de caso com aplicação de questionários com o desígnio de coletar informações com base na quantificação dos dados, buscando desenvolver possíveis soluções de acordo com os resultados obtidos. Foi possível verificar que a empresa de maneira geral, mediante informações coletadas, possui um clima organizacional positivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Luis César Gonçalves de. GARCIA, Adriana Amadeu. Teoria geral da administração: orientação para a escolha de um caminho profissional. – São Paulo: Atlas 2010.

CASARIN, Helen de Castro Silva. CASARIN, Samuel José. Pesquisa Científica: da teroia á prática [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática - 4. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 – 7ª reimpressão.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração - 6. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 – 13ª Reimpresão.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração - 9. ed. - Barueri, SP Manole, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. – 4. Ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, análise e interpretação de dados. - 7 ed. – 4. Reimpr. – São Paulo: Atlas 2011.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amauru. Introdução a Administração. - 8. ed. rev. e ampl. - São Paulo: Atlas, 2011.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amauru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana á revolução digital. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2004.

PRODANOV, Cleber Cristiano. EMANI, César de Freitas. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas de pesquisa do trabalho acadêmico. - 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

STEPHEN P. Robbins. Comportamento Organizacional. -11. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança Tradução Ailton Bomfim Brandão; revisão técnica Humberto Mariotti. -- São Paulo: Atlas, 2009.

Publicado
21-03-2019
Como Citar
DA SILVA, A. P. M., & PEREIRA, N. C. (2019). A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PARA A ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO. Revista FAROCIENCIA (ISSN 2359-1846), 5(1). https://doi.org/10.36703/farociencia.v5i1.251
Seção
4º ENCONTRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA