PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO

  • PAULO REGIS AGUIAR MOTA
  • SÂMIA DE OLIVEIRA BRITO FREIRE
  • SELENA CASTIEL GUALBERTO
  • ILUSKA LOBO BRAGA

Resumo

Ainda é elevado o número de acidente de trabalho, consequentemente geram despesas tanto para as organizações como para os cofres públicos. Assim, o momento é oportuno para se definir o conceito de acidente de trabalho e, estabelecer as diretrizes legais para prevenir tais ocorrências. Esse trabalho tem como objetivo geral concatenar os estudos acadêmicos sobre a temática de prevenção de acidentes e segurança do trabalho como forma de contribuição nos processos industriais, ergonômicos e de gerenciamento nas organizações. A metodologia utilizada é de uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória Seus resultados apontam a importância da Engenharia de Segurança como forma de contribuição da legislação vigente e da responsabilidade social corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Norma regulamentadora nº 4 – Portaria 3.217/Ministério do Trabalho. Disponível em: Acesso em: 01 Ago. 2007.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MACHADO, J. M. H.; GOMEZ, C. M. Acidentes de trabalho: uma expressão da violência social. Cad. Saúde Pública., Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 01 Ago. 2015.

MOREIRA, A. C. da S. Características da atuação profissional do engenheiro de segurança do trabalho: uma pesquisa quantitativa com os engenheiros catarinenses. 2003. 185 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)–Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2003. Disponível em: Acesso em: 12 Ago. 2015.

BORGES, J. M. LIMA, L. A. L. Projeto “Saúde e Segurança no Trabalho”, uma proposta de atividade extensionista entre Universidade / Empresa. Disponível em: Acessado em: 15/08/15.

COLLIS, J. HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2ª ed. Porto Alegre: Bookmam, 2005.

CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. 31ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

SISTEMA DE GESTÃO VOTORANTIM. Manual do Observador. 1.ed. Juiz de Fora: VOTORANTIM METAIS, 2005.

Publicado
02-06-2017
Como Citar
MOTA, P. R. A., FREIRE, S. D. O. B., GUALBERTO, S. C., & BRAGA, I. L. (2017). PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO. Revista FAROCIENCIA (ISSN 2359-1846), 4(1). https://doi.org/10.36703/farociencia.v4i1.167
Seção
Anais do III Encontro de Ciência e Tecnologia