A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

  • LIDIMAR JANE LIVEIRA ILÁRIO
  • NEIRE ABREU MOTA PORFIRO

Resumo

O aspecto afetivo introduz as relações sociais formadas entre a criança e o adulto originam a construção de identidade e o valor que a criança oferece a si próprio. As experiências vivenciadas, motivadas pelas descobertas e permeadas pela afetividade garantem um grande significado por toda a vida. Na escola, essas relações ampliam-se num nível dinâmico e diversificado, exigindo que a criança esteja em constante processo de readaptação e assimilação sobre o sentido e a forma como as coisas acontecem em sua volta. O objetivo da pesquisa centraliza-se em identificar a relação da afetividade com o sucesso de aprendizagem mediante um processo de revisão de literatura. Por meio de questionários procurou-se conhecer as concepções dos educadores sobre a importância da afetividade na aprendizagem e identificar características afetivas nas suas práticas docentes. Diante dos resultados do trabalho, busca-se uma conscientização e intuição de que a afetividade pode e deve ser manifestado em um ambiente escolar com isso se tornando o elemento intermediador entre a criança e o adulto que a acompanha em seu desenvolvimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOM SUCESSO, E.de P. Afeto e limite. Rio de Janeiro. Dunya, 2000.

KRAMER, S. Infância e educação: o necessário caminho de trabalhar contra a barbárie. Em: BAZILIO, L. C.; KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003.

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

OLIVEIRA, M. K; REGO, T. C.; SOUZA, D. T. R. (Orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002

TRISTÃO, F. C. D. A sutil complexidade das práticas pedagógicas com bebês. São Paulo. 2006

VYGOTSKY, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.

_________________________Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Publicado
23-05-2017
Como Citar
ILÁRIO, L. J. L., & PORFIRO, N. A. M. (2017). A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Revista FAROCIENCIA (ISSN 2359-1846), 4(1). https://doi.org/10.36703/farociencia.v4i1.152
Seção
Anais do III Encontro de Ciência e Tecnologia